Método Montessoriano no banheiro ajuda crianças em seu desenvolvimento

Tudo ao alcance das mãos e colocado de uma forma que facilita o aprendizado, o desenvolvimento e a independência das crianças ao mesmo tempo em que auxilia os pais na tarefa de educar

publicidade

Uma tarefa desafiadora: transformar o banheiro infantil em uma casa de banho atrativa para crianças. E ainda mais do que isso, um local que pudesse contribuir de forma positiva com seu desenvolvimento e independência, de acordo com o método Montessoriano. Esse foi o desafio da designer de interiores Lucéia Ambrózio em um ambiente de 6 metros quadrados que resultou em um espaço lúdico e completamente funcional para os pais e para os filhos.

O espaço desenvolvido faz com que a criança interaja com o meio, um ambiente preparado de acordo com necessidades dos pequenos, onde tudo está ao seu alcance para que desenvolva autonomia desde muito cedo. A cuba, envolvida pelo lavatório em MDF faz a vez de um degrau para dar acesso à torneira e, quando a criança for crescendo, poderá fazer suas atividades do chão, sem maiores intervenções. Os nichos em MDF coloridos auxiliam a cuba, que contém objetos para higiene pessoal, brinquedos lúdicos e decoração que ficam à vista e à mão para que possam ser utilizados pelos pequenos, sem que eles precisem, para isso, de um adulto. Junto ao Ôfuro há uma barra deslizante com ducha manual onde a criança pode operá-la subindo e descendo o jato de agua de forma prazerosa e funcional. Sobre o apoio de MDF que serpenteia o Ofurô livros de banho e objetos para higiene pessoal podem ser facilmente encontrados. Próximo disso tudo, há uma cadeira de designer para dar apoio aos pais ou cuidadores. O cesto de crochê cheio de toalhas convida a servir-se. O vaso sanitário faz parte da linha kids para atender a primeira infância sem que se precise de auxílio. Os papéis higiênicos ao encontro com mundo infantil, coloridos e em tons vibrantes, um produto que parece até uma obra de arte, e por isso ficando à mostra e ao alcance das mãozinhas.

Há ainda diversos espelhos no espaço, todos com a função de ampliar e, mais ainda do que isso, para que a criança posso reconhecer sua própria imagem. No método montessoriano, o espelho tem a função de permitir que a criança forme um conceito de si mesma e se conheça como ser individual, distinto à sua mãe. Segundo Maria Montessori, médica italiana que desenvolveu o método montessoriano, ao se enxergar, a criança começa a se reconhecer como indivíduo, auxiliando no desenvolvimento da autonomia e da força de vontade. As fitas de led reforçam e ressaltam o rebaixo de gesso e em formato de casinha, que é, muitas vezes, o primeiro desenho que a criança é estimulada a fazer, com formas geométricas e com referência a casa, ao lar. Dentro do box, que é também em formato de casinha, há nichos para suporte ao material de banho na altura dos pequeninos.

Para controlar a luz e a ventilação, Lucéia Ambrózio instalou persiana dando aconchego ao espaço de banho. Além disso, há também arandelas de Leds distribuídas por setor. Os revestimentos são claros e no padrão mármore, com formas geométricas para dar espaço ao grafismo que compõe o espaço, mergulhado no universo das águas. “A intenção foi representar a forma de escrita ou expressão da primeira infância, dando abertura ao lúdico, ao movimento e ao design de forma livre”, explicou a designer Lucéia Ambrózio.

publicidade
publicidade